As provas para o concurso público 447 para Guarda Municipal de Porto Alegre aconteceram em janeiro de 2009. A primeira turma, com 90 guardas foi chamada em 2010 e já está nas ruas. O problema está na segunda turma, com 84 alunos. Em agosto 2012 foram classificados para a etapa final, uma prova de tiros na academia de polícia.
Desde então, os aprovados estão esperando, sem respostas sobre o andamento do processo. Muitos deles estão com medo, já que a validade do concurso termina em novembro deste ano. É o caso de um dos aprovados que conversou com a Rádio Gaúcha. Ele não quis de identificar, mas conta que após a garantia da vaga largou o emprego na esperança da rapidez do processo. Até agora aguarda sem perspectivas.
O Secretário Adjunto de Segurança de Porto Alegre, João Helbio Carpes Antunes, afirma que o atraso no chamamento dos candidatos se deu por causa de um problema no convênio firmado entre a prefeitura e a Academia de Polícia.
A prefeitura afirma que um Termo Aditivo foi enviado à secretaria de Segurança do estado pedindo que a Acadepol aceite o pagamento posterior. A secretaria municipal diz que todos os candidatos aprovados serão chamados até setembro, já que existe uma defasagem de guardas municipais nas ruas. Cento e 50 seriam necessários ainda neste ano. A Acadepol diz que não conhece os problemas no convênio e que está pronta para realizar o curso de tiro.
Gaúcha
Aprovados em concurso da Guarda Municipal de Porto Alegre esperam nomeação
Provas teóricas foram realizadas em 2009
Évelin Argenta
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: