A antropóloga Mirian Goldenberg vem à Feira do Livro de Porto Alegre lançar o seu novo livro, Tudo o que Você Não Quer Saber Sobre Sexo. Às 18h30, ela participa de um bate-papo com o ilustrador de sua obra, Adão Iturrusgarai, na Sala Oeste do Santander Cultural. Mais tarde, às 20h, os dois autografam a obra na Praça de Autógrafos.
Zero Hora - O livro é resultado de suas pesquisas. O que você descobriu de mais interessante?
Mirian Goldenberg - As diferenças de expectativas sobre amor, relacionamento e sexo e como homens e mulheres se expressam a respeito disso. O humor está exatamente na forma de eles falarem seriamente sobre coisas que podem ser engraçadas. Por exemplo, o que as mulheres mais invejam no homem é a liberdade e poder fazer xixi em pé. Quando pergunto o que os homens invejam nas mulheres, eles dizem: nada. É muito engraçado ver visualmente essas diferenças.
Zero Hora - Qual foi a ideia de apresentar ilustrações humorísticas?
Mirian Goldenberg - Veio de minha pesquisa atual, sobre envelhecimento. Vi que as mulheres não riem como elas gostariam e se levam muito a sério. Encontrei o Adão Iturrusgarai na rua em 2006 e, quando tive a ideia, troquei e-mails com ele perguntando se toparia ilustrar o meu livro. Ele imediatamente topou, ficamos um ano trocando dezenas de e-mails por dia. Nunca nos encontramos pessoalmente. Foi uma parceria deliciosa. Em nenhum lugar no mundo que eu conheça, existe um livro com pesquisas antropológicas ilustradas com um cartum tão genial.
Zero Hora - O que as pessoas não queriam saber sobre sexo?
Mirian Goldenberg - Os homens e as mulheres têm muito medo de saber o que o outro pensa. O sexo ainda é, por incrível que pareça, um grande tabu. As pessoas não conversam abertamente sobre isso. Falam no fim da relação ou não diretamente. As pessoas têm medo de saber o que o sexo oposto pensa. Mas depois que elas leem o livro, gostam de saber. É importante para conhecer desejos e fantasias, o que as pessoas têm dificuldade de dizer diretamente. O "não" do título do livro poderia estar entre parênteses, porque, na verdade, é tudo o que as pessoas querem saber sobre sexo.