![Marcelo Casagrande / Agencia RBS Marcelo Casagrande / Agencia RBS](https://www.rbsdirect.com.br/filestore/2/8/6/0/7/2/4_1dca538b661f8cc/4270682_d66d133635a7e4e.jpg?w=700)
O Ministério do Planejamento e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgaram nota conjunta informando a suspensão temporária da iniciativa da fundação privada IBGE+. A proposta enfrentou resistência de servidores.
Na nota conjunta, a Pasta e o IBGE informam que resolveram "em comum acordo, suspender temporariamente a iniciativa da Fundação de Apoio à Inovação Científica e Tecnológica do IBGE (IBGE+), proposta apoiada pelo MPO, para o desenvolvimento institucional e a ampliação das fontes de recursos para o IBGE", diz o texto.
A instituição de caráter público-privado, daria a oportunidade de o órgão receber dinheiro de empresas particulares para realizar pesquisas.
Os órgãos afirmam que estão sendo mapeados modelos alternativos que podem implicar em alterações legislativas, "o que requererá um diálogo franco e aberto com o Congresso Nacional".
O Planejamento e IBGE afirmaram ainda que "qualquer decisão que oportunamente for tomada seguirá o debate no IBGE e com o Executivo e o Legislativo".
Sobre o aperfeiçoamento institucional, a nota ressalta que o IBGE foi reconhecido como Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT). Por isso, vai elaborar sua Política de Inovação, conforme determinação da Lei de Inovação para ICTs, com a instituição de um comitê próprio, composto por servidores de todas as diretorias e membros das superintendências.
O Planejamento também vai apoiar o IBGE para a formulação do Censo Agropecuário, via Lei Orçamentária Anual, em recursos para 2025. O cronograma envolve treinamento, contratação, entre outros.
Crise
Como o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) vem mostrando, há meses o IBGE vive uma crise interna provocada por inúmeras razões, incluindo a criação da fundação de direito privado IBGE+.
O próprio sindicato dos servidores convocou um ato contra a fundação e alega que a crise interna é usada em tentativas de desgastar a credibilidade das estatísticas e que já dificultam a coleta de dados em campo. O temor é de que cresçam manifestações contrárias ao órgão, especialmente nas redes sociais, sob alegação de maquiagem de dados.
Na nota divulgada nesta quarta, o IBGE é definido como um "órgão basilar na geração e na análise de dados referentes ao Brasil, produzindo informações que atendem a diversos setores governamentais e da sociedade civil".