O projeto que anistia os golpistas que participaram dos atentados de 8 de janeiro de 2023 deve ser votado nesta terça-feira (29) pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados. O texto está previsto na pauta da reunião do colegiado. A sessão está marcada para começar às 14h30min. As informações são do g1.
O projeto já havia sido pautado no colegiado, mas um pedido de vista adiou a votação do texto. Na oportunidade, os partidos da base governista atuaram para atrasar a análise do projeto.
Segundo o texto, cujo relator é o deputado federal Rodrigo Valadares (União-SE), "ficam anistiados todos os que participaram de manifestações com motivação política e/ou eleitoral, ou as apoiaram, por quaisquer meios, inclusive contribuições, doações, apoio logístico ou prestação de serviços e publicações em mídias sociais e plataformas, entre o dia 8 de janeiro de 2023 e o dia de entrada em vigor desta Lei."
A deputada Caroline de Toni (PL-SC) é quem preside a CCJ. É dela a escolha da relatoria do texto.
Há também uma expectativa de parte da Câmara de que o projeto seja mudado novamente, seja na CCJ, ou no plenário, para incluir a reversão da inelegibilidade de Bolsonaro.
8 de Janeiro
No dia 8 de janeiro de 2023, golpistas invadiram e depredaram as sedes dos três poderes em Brasília
Naquele dia, militantes apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e depredaram os prédios da Câmara, do Senado, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF) em protesto contra o resultado das eleições de 2022, em que Bolsonaro foi derrotado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Os vândalos quebraram vidraças, móveis, obras de arte e objetos históricos, invadiram gabinetes de autoridades, rasgaram documentos e roubaram armas.