Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, na manhã desta quarta-feira (10), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), desembargador Voltaire de Lima Moraes, falou sobre a preocupação com o número de abstenções que podem ser causadas pela migração de pessoas afetadas pela enchente que atingiu o Estado em maio.
— A maior preocupação diz respeito a migração de pessoas. Pessoas que moravam numa determinada região (atingida pela enchente) não vão mais morar ali, vão mudar de cidade ou até mesmo de Estado. Por isso, vamos lançar uma campanha, muito forte, para evitar abstenções — afirmou.
Quanto a mudança das zonas eleitorais, Moraes garantiu que ações serão feitas para garantir o conforto do eleitor.
— Deslocamentos serão comunicados pelas próprias zonas eleitorais e no próprio site do TRE-RS. Colocaremos banners nos locais onde eram de votação sinalizando para onde foram transferidos. Queremos dar conforto ao eleitor, para que ele chegue em um determinado local e saiba para onde foi a sua seção eleitoral.
O presidente também falou sobre a importância do voto para a mudança do destino das cidades:
— É importante que as pessoas compareçam, para justamente analisar os planos de metas, gestão que são oferecidos pelos candidatos para que façam o melhor pela sua cidade.