A discussão sobre as condições atuais do empreendedorismo deu o pontapé inicial na edição de 2024 do Fórum da Liberdade, em Porto Alegre. Dedicado a debates sobre economia, política e os rumos da sociedade, o evento está na sua 37ª edição neste ano.
Iniciado pouco depois das 16h, o primeiro painel reuniu Diana Werner, Presidente da Isla Sementes, Alexandre Ostrowiecki, CEO da Multi (antiga Multilaser) e criador do site Ranking dos Políticos, e Alfredo Soares, especialista em e-commerce.
Primeiro a se manifestar, Ostrowiecki mencionou a extensa burocracia exigida para calcular impostos e o licenciamento de atividades produtivas no Brasil e ressaltou que a superação da pobreza deve se dar pelo estímulo ao capitalismo;
— O capitalismo é o único trem que comprovadamente tira as pessoas da miséria. E a locomotiva desse trem é o empreendedor.
Na sequência, Diana salientou que a atividade de empreender é complexa, mas pode ser vista como um "oceano azul de liberdade e poder".
— Dentro de uma empresa, podemos fazer infinitas coisas, infinitas escolhas e se posicionar de infinitas maneiras. Escolher com quem se relacionar, em qual cliente focar e em qual mercado colocar nossa energia — descreveu.
Soares fez um relato pessoal sobre as frustrações do início de sua trajetória profissional, que antecedeu o sucesso no ramo do comércio eletrônico, no qual chegou a criar mais de 40 mil lojas virtuais no Brasil em três anos.
— O empreendedorismo é um estilo de vida, é sobre como você enxerga os problemas, reage a derrotas e celebra vitórias. E talvez a única alternativa de ascensão social — frisou.
No espaço aberto para perguntas, os painelistas teceram críticas à legislação trabalhista e a imprevisibilidade do cenário econômico do país.
Após uma questão recebida da plateia, Ostrowiecki justificou a busca das empresas por incentivos fiscais, argumentando que a carga tributária brasileira é maior do que a média global.
Sob a temática "Admirável Mundo Livre?", a edição de 2024 do Fórum da Liberdade será realizada entre esta quinta e sexta-feira no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre. O evento é organizado pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE).
A cerimônia de abertura estava prevista para as 18h30min.