O influenciador e integrante do MBL Gabriel Costenaro foi retirado à força da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (16), pelo deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ). Em imagens gravadas, é possível ver o parlamentar empurrando e desferindo chutes no youtuber (veja o vídeo abaixo).
Após a confusão, o grupo foi conduzido ao Departamento de Polícia Legislativa (Depol), onde o caso foi registrado. Lá, Braga discutiu ainda com o deputado federal Kim Kataguiri (União-SP). Nas filmagens, é possível ouvir deputado fluminense chamando Kataguiri de "defensor do nazismo". Braga precisou ser contido por policias.
"Cada vez que eu estiver em um lugar e os marginais do MBL quiserem vir me intimidar saber o que vai acontecer? Abaixa a mão!", falou Braga, antes da discussão agravar e o parlamentar precisar se contido pelos agentes.
Integrantes do MBL estavam na Câmara para conversar com parlamentares sobre a regulamentação do Uber. Em um determinado momento, uma discussão iniciou envolvendo partes favoráveis e contrárias ao tema.
Repercussão
Após o episódio, Glauber Braga divulgou um comunicado afirmando que "não se arrependia do que tinha feito" porque foi provocado pelo integrante do MBL.
"É a quinta vez que esse sujeito me provoca. Na quarta, no Rio de Janeiro, ele ameaçou a mãe de um militante do PSOL, de mais de 70 anos, falando que sabia onde ela morava. Eles tentam nos intimidar, tentam através do medo fazer com que a gente recue, mas nós não vamos recuar para militante fascista. Não me arrependo de nada do que fiz!" ressalta o parlamentar em vídeo publicado nas redes sociais.
No X (antigo Twitter), o deputado Kim Kataguiri escreveu que pedirá a cassação do psolista junto ao Conselho de Ética. "Vou conversar com o presidente do Conselho de Ética e com o presidente Arthur Lira para exigir o máximo de celeridade, dentro do prazo que o regimento determina. Precisa haver uma punição veloz até para que ela seja efetiva", afirmou.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro comentou sobre o caso no X, dizendo que o PL também entrará com representação contra Braga na Câmara.