Em vídeo postado nas redes sociais nesta segunda-feira (8), ao completar um ano dos atos golpistas de 8 de janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou a importância da memória da sociedade na construção e manutenção da democracia de um país.
Ao lembrar a tentativa de golpe de Estado, ele destacou:
— Dia 8 de janeiro de 2023, um grupo de pessoas irresponsáveis resolveu dar um golpe nesse país e o 8 de Janeiro significa, daqui pra frente, não permitir que a sociedade esqueça disso, para poder garantir a democracia. E é esse 8 de janeiro que precisa ficar.
O presidente postou como está a frente do Supremo Tribunal Federal um ano após a depredação dos prédios públicos.
Lula também compartilhou fotos do Congresso Nacional com projeções de imagens da Bandeira do Brasil e a frase “democracia que nos une”, realizadas na noite de domingo (7), para marcar a data. As luzes antecederam o encontro chamado "Democracia Inabalada", que ocorrerá às 15h desta segunda-feira (8) no Congresso Nacional.
A cerimônia reunirá os líderes dos Três Poderes, parlamentares, ministros de Estado e representantes de organizações da sociedade. O objetivo é reafirmar a força da democracia e restituir ao patrimônio público os itens depredados e vandalizados durante a tentativa de golpe, quando um grupo de oposição insatisfeito com o resultado das eleições invadiu e depredou as sedes e os símbolos do Executivo, Legislativo e Judiciário.
Uma série de atos, promovidos por movimentos sociais em todo o país, marcará a data. Para este dia, de relembrar quando “os Três Poderes se sobressaíram e a democracia venceu”, o presidente Lula convidou os brasileiros a gritar: “Liberdade, liberdade, abra as asas sobre nós. E viva a democracia!”..