A primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, disse que irá processar a plataforma X, antigo Twitter, após ter sua conta hackeada na semana passada. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou sobre o assunto e disse ficar muito bravo com os ataques nas redes sociais contra sua esposa.
As declarações ocorreram durante transmissão ao vivo nas redes sociais denominada Conversa com o presidente desta terça-feira (19). Ao lado de Lula, estava a primeira-dama.
— Eu não sei nem onde processar, se eu processo no Brasil, se processo nos Estados Unidos, porque processá-los eu vou, de alguma forma — declara Janja. —A gente tem uma pesquisa, tem muitas pessoas públicas que têm as contas invadidas, como o primeiro-ministro da Austrália, então a gente tem que, de alguma forma, responsabilizar essas plataformas e regulá-las. O problema não é só do Brasil, é global — afirma.
Na fala, Janja reclamou da demora para conseguir congelar sua conta na rede social após ter sido detectado o ataque hacker.
— Foi tão difícil que o Twitter derrubasse, congelasse minha conta. Foi 1h30min — disse.
Na sequência, ela criticou o dono do X:
— Elon Musk ficou muito mais milionário com aquele ataque. É essa a questão. A gente precisa não só a regularização das redes, mas a gente precisa discutir a monetização das redes. Porque hoje não importa se é do bem ou do mal.
Lula também cobrou uma regularização das redes sociais, mas pontuou que fazer isso sem censura é um "desafio".
— Temos que fazer uma regularização séria. Não só uma regularização para um país, mas para o mundo. A União Europeia já faz uma regularização, mas é preciso que todo mundo tome cuidado com isso — comentou o petista.
O presidente disse ficar muito bravo com os ataques que a primeira-dama recebe nas redes sociais.
— Às vezes fico muito p... da vida com as pessoas que atacam ela pela internet — comentou. — Eu nunca falei da mulher de um presidente, deputado, vereador. Acho uma canalhice a pessoa que faz isso — acrescentou.