O atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, agradeceu na manhã desta quinta-feira (14) a aprovação da sua indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF). Após sabatina que se estendeu por mais de 10 horas, Dino foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, depois, no plenário do Senado com 47 votos favoráveis, 31 contrários e duas abstenções.
"Estou feliz e honrado. Agradeço a confiança do presidente da República e do Senado Federal, que aprovaram a minha indicação ao Supremo Tribunal Federal", escreveu no X, antigo Twitter.
Dino assumirá a vaga aberta com a aposentadoria de Rosa Weber no STF. A previsão é de que a posse ocorra em fevereiro do ano que vem.
A sabatina de Flávio Dino ocorreu simultaneamente à de Paulo Gonet, indicado para comandar a Procuradoria-Geral da República (PGR).
Três ministros do governo Luiz Inácio Lula da Silva — Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência), Renan Filho (Transportes) e Camilo Santana (Educação) — foram exonerados para retornar ao Senado e votar a favor da indicação de Dino.
"Milhões de pessoas me ajudaram, com mensagens, postagens, orações, torcida. A todos o meu abraço afetuoso", completou Dino na postagem.