O ex-deputado federal Jean Wyllys está de volta ao Brasil. Eleito com 24.295 votos, ele havia deixado o país em janeiro de 2019, primeiro mês do governo Jair Bolsonaro, e desistido de seu terceiro mandato em razão de ameaças à sua integridade física.
Janja Lula da Silva comemorou a volta do ex-parlamentar do PSOL nas redes sociais. "Nada como a sensação de voltar pra casa. Seja bem-vindo de volta", escreveu a primeira-dama.
Wyllys, que fez doutorado em Barcelona neste período, publicou um registro nas redes sociais em frente ao Palácio do Planalto colorido pelas cores do arco-íris, ação de celebração do Dia Internacional do Orgulho LGBT+.
"Cores vivas: o meu Brasil não é só verde-anil e amarelo! Já em Brasília, no palácio onde despacha meu presidente Lula", publicou na legenda.
Em entrevista à Rádio Gaúcha em 2020, Jean Wyllys falou dos ataques que sofreu.
— Realmente é um gatilho. Cada vez que trato desse assunto, meu corpo reage. Tenho uma onda de ansiedade muito grande. Você não tem noção do que era a vida que eu estava vivendo por causa das fake news e ameaças de morte — desabafou, na época.