A Câmara dos Deputados instalou nesta quarta-feira (17) Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o rombo contábil registrado na Lojas Americanas. O deputado Gustinho Ribeiro (Republicanos-SE) será o presidente do colegiado, e o deputado Carlos Chiodini (MDB-SC) ficará com a relatoria.
A CPI, protocolada pelo líder do PP na Câmara, André Fufuca (MA), terá 27 membros titulares e 27 suplentes. O primeiro vice-presidente será o deputado Junior Mano (PL-CE).
A leitura do requerimento para instalação do colegiado foi feita pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), em 26 de abril.
A primeira sessão da comissão foi iniciada na tarde desta quarta-feira. Logo no início dos trabalhos, o presidente Gustinho disse que é preciso investigar quem cometeu fraude, mas sem desestabilizar a economia do país.
O deputado Chiodini deve apresentar na próxima semana aos membros o plano de trabalho do colegiado. A proposta deve ser aprovada pelos integrantes para dar continuidade à investigação.
O presidente da CPI disse que seguirá os trâmites e que o plano deve ser divulgado depois de aprovado pelos membros da CPI. A ideia, de acordo com ele, é de que ocorra, pelo menos, uma sessão por semana, provavelmente às terças-feiras.