Uma reunião do conselho de administração do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) confirmou na manhã desta terça-feira (4) a nomeação do advogado e economista Gilberto Barichello para a presidência da instituição. Indicado pelo PT, Barichello toma posse e substitui o agora ex-presidente do GHC, Cláudio Oliveira, que estava no cargo desde maio de 2020, indicado do governo de Jair Bolsonaro.
O novo presidente do GHC já atuou como diretor administrativo e financeiro do grupo de 2003 até julho de 2016, nos governos Lula e Dilma. Antes disso, foi secretário-adjunto de saúde do Rio Grande do Sul na gestão estadual de Olívio Dutra, entre 1999 e 2002.
Entre 2017 e 2020, Barichello foi diretor-geral da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas de Sapucaia do Sul, que administrava uma rede de hospitais e unidades de pronto-atendimento em vários municípios gaúchos, e depois assumiu como diretor-presidente da Fundação de Saúde de Canoas, entre 2021 e 2022.
Na disputa por cargos federais no Rio Grande do Sul, Barichello foi a preferência entre outros dois nomes: Quelen Tanize Alves da Silva, servidora de carreira do hospital e gerente de ensino e pesquisa da instituição entre 2013 e 2016, indicada pelo PCdoB, e João Motta, ex-presidente do GHC no primeiro mandato de Lula, no início dos anos 2000.