Visando identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os atos antidemocráticos de 8 de janeiro em Brasília, a Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (7), a sétima fase da Operação Lesa Pátria, com ações em Minas Gerais e no Paraná.
Foram expedidos oito mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão.
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido. A Operação Lesa Pátria é permanente.
Relembre o caso
Em 8 de janeiro de 2023, bolsonaristas invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo intervenção militar no país. Os indivíduos promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis e objetos nas sedes dos poderes.
Segundo balanço do Supremo, 751 suspeitos de envolvimento seguem presos e 655 foram liberados para responder em liberdade, com medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica.
Desde o início das investigações, o governo federal divulgou um e-mail institucional para a divulgação de informações sobre a identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília, no Distrito Federal. O endereço é denuncia8janeiro@pf.gov.br.