John Kerry, assessor especial do governo do presidente norte-americano Joe Biden em assuntos relacionamos ao clima, chegou ao Brasil neste domingo (26), conforme confirmou a GloboNews. Ele veio ao país para cumprir uma série de compromissos com autoridades brasileiras.
Segundo informações da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil publicadas pelo portal G1, a vinda de Kerry tem como objetivo discutir dois assuntos principais: questões climáticas e combate ao desmatamento.
A agenda deve ser dividida em duas vertentes de discussão. A primeira, da viagem, englobará temas como preservação do meio ambiente, energias renováveis, agricultura, indústria, comércio e diplomacia.
Já em relação à parte mais diplomática da questão ambiental, a conversa deve envolver a convocação de reunião do Grupo de Trabalho de Alto Nível Brasil-EUA sobre Mudança do Clima (GTNC), a intenção dos EUA de fornecer recursos para programas de conservação e preservação da Amazônia, a cooperação Brasil-EUA na Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança do Clima e a cooperação Brasil-EUA sobre a implementação do Acordo de Paris.
A expectativa é de que John Kerry se reúna com empresários, parlamentares e mais autoridades do governo Lula, entre as quais estão nomes como Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro da Indústria e Comércio; Rodrigo Pacheco, presidente do Senado; Marina Silva, ministra do Meio Ambiente; Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas; e Aloizio Mercadante, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
As reuniões devem ser feitas no Palácio Itamaraty na segunda-feira (27) e no Ministério do Meio Ambiente, na terça-feira (28).