Os 89 candidatos eleitos no Rio Grande do Sul nas eleições de 2022 serão diplomados nesta segunda-feira (19). A cerimônia ocorre às 17h, no auditório do Ministério Público, que fica na Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre.
A diplomação é o ato em que a Justiça Eleitoral atesta efetivamente quem são os eleitos. Assim, eles ficam oficialmente habilitados a exercer os mandatos a partir de 1º de janeiro de 2023.
Serão diplomados o governador eleito, Eduardo Leite (PSDB), e o vice, Gabriel Souza (MDB). Também receberão os diplomas o senador eleito, Hamilton Mourão (Republicanos), 55 deputados estaduais e 31 deputados federais eleitos.
Além disso, serão contemplados os dois suplentes dos cargos de senador: Liziane Bayer e Coronel Andreuzza, também do Republicanos. Os demais suplentes deverão retirar o documento físico no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) ou obter a versão online no site da Justiça Eleitoral.
Na última semana, o TRE-RS concluiu o julgamento de todas as contas dos candidatos eleitos e dos que ficaram até a terceira suplência no Estado. Dentre os efetivamente eleitos, todos receberam aprovações plenas ou com ressalvas, com exceção do deputado estadual eleito Cláudio Tatsch (PL), que teve as contas rejeitadas. Ele terá de recolher R$ 38,7 mil ao Tesouro Nacional, mas também será diplomado, assim como os demais eleitos. Também houve reprovação entre suplentes.
A solenidade será conduzida pelo presidente do TRE-RS, desembargador Francisco José Moesch. Ele e o governador eleito farão os únicos pronunciamentos previstos. O acesso à cerimônia só será permitido a pessoas credenciadas.