O advogado Pedro Ruas (PSOL) lançou sua pré-candidatura ao governo do Rio Grande do Sul na tarde deste domingo (29). Realizado no Hotel Ritter, o evento contou com a presença dos aliados da Rede, UP e PCB, além de pré-candidatos e deputado federal e estadual do PSOL.
Em discurso, o atual vereador de Porto Alegre garantiu estar entusiasmado para representar o conjunto de ideias dos presentes:
— O que posso garantir é que nunca haverá covardia. Sempre haverá capacidade de enfrentamento. Sempre haverá estudo e esforço. Sempre haverá orgulho de representar as forças que estão aqui.
Em conversa com a reportagem, Ruas atestou que o principal desafio da campanha seria mostrar para a população que há chances reais de chegar ao segundo turno e vencer a eleição.
— Desafio é mostrar essa possibilidade, nós estamos bem nas pesquisas. Que isso é muito necessário para mudar o Estado — diz. —O principal desafio é mostrar que temos possibilidade de chegar lá e que chegando vamos fazer. Estilo muito brizolista de pensar.
Sobre sua plataforma de governo, Ruas destaca que que as desonerações fiscais precisam ser "atacadas violentamente", além rediscutir a Lei Kandir.
— O eixo maior da nossa campanha é o combate à fome à miséria. Como você vai combater isso sem recursos? Não há como ajudar a todos sem mexer em alguns privilégios. Nós temos que mexer. Temos a capacidade e coragem de fazer isso — diz. — Tudo isso para a gente poder ter recursos para investir pesado em saúde, educação, segurança e moradia popular.