O advogado Pedro Ruas (PSOL) foi o segundo pré-candidato a governador do Rio Grande do Sul a ser entrevistado no podcast Zona Eleitoral. Atual vereador de Porto Alegre, Ruas relembrou histórias da época de Leonel Brizola, falou sobre suas divergências com adversários políticos e explicou sua posição sobre o fundo eleitoral e o regime de recuperação fiscal do Estado. Ele também comentou sobre o papel dos partidos de esquerda no combate ao bolsonarismo:
- Nós temos uma aliança com um objetivo direto, que é derrotar o Bolsonaro e o bolsonarismo, o que nós achamos que é o próprio fascismo no Estado.
Ele criticou o atual valor do fundo eleitoral de R$ 4,9 bilhões. Para Ruas, R$ 2 bilhões seriam o suficiente, ressaltando a importância para os candidatos não dependerem de apoio empresarial:
- Acho que houve um exagero absurdo. Ao mesmo tempo, já que há tanto dinheiro assim, tinha que controlar bem mesmo, fiscalizar bastante.
O podcast Zona Eleitoral vai ao ar toda quarta-feira, com entrevistas e análises, em GZH e nas principais plataformas de áudio.