A um dia do fim do prazo para regularização ou emissão do título eleitoral, a procura é intensa na Central de Atendimento ao Eleitor, na Rua Siqueira Campos, 805, no centro de Porto Alegre. Somente na segunda-feira (2), 756 pessoas buscaram o local — movimento 10 vezes maior do que em outros períodos do ano, segundo a chefe da central, Tânia Marra.
Nesta semana, com reforço nas equipes, podem ser realizados 1,8 mil pedidos por dia. O horário também foi estendido, com funcionamento das 8h às 18h.
O agendamento deve ser feito pelo site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS). Pelos fundos da sede (acesso pela Rua 7 de Setembro, 730), é possível solicitar uma senha na hora, dependendo da disponibilidade.
Na manhã desta terça-feira (3), cerca de 150 pessoas haviam passado pela central até as 9h30min. O perfil do público visto nos guichês se dividia entre adultos regularizando pendências ou atualizando o cadastro e adolescentes que não querem ficar de fora do próximo pleito.
Mesmo morando no extremo-sul da Capital, a auxiliar de limpeza Simone Ramires Goulart, 42 anos, enfrentou a manhã de chuva fina para que os filhos tivessem o título de eleitor.
— Moramos no Campo Novo e viemos de ônibus de lá. É importante, porque cada voto ajuda — afirma.
Bruno Goulart Fraga, 17 anos, se preocupou com o aniversário, que está próximo:
— Vou fazer 18 esse ano, mas também vim porque quero votar.
Serviço online é restabelecido
Após 24 horas fora do ar, o JE Digital voltou a funcionar, após a empresa que presta serviço de internet consertar os cabos de fibra ótica que hospedam o servidor. O Título Net, do TSE, também opera sem interrupções nesta terça.
Imagem de documento oficial com foto e comprovante de residência são solicitados no cadastro online. Homens que nasceram em 2003 precisam ainda comprovar alistamento militar.