Novas emissões, regularizações ou transferências de local de votação somam mais de 60 mil registros somente nesta semana no Rio Grande do Sul. O dado considera atendimentos da Justiça Eleitoral da 0h de segunda-feira (2) até o meio-dia desta quarta (4), e foi obtido pela reportagem de GZH junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS).
A maioria buscou a internet no Estado: 95% do total dos formulários são do site JE Digital, disponível na capa da página do TRE-RS, ou enviados através do Título Net, hospedado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foram 16,5 mil atendimentos na segunda e 34 mil na terça-feira (3) — soma-se a esse contingente mais de 10 mil pedidos registrados até o meio-dia desta quarta.
O total de atendimentos presenciais, nos três dias, é de cerca de 3 mil, mas há municípios que não atualizaram essa informação no sistema integrado.
O site exige a mesma documentação de quem se desloca até um ponto físico: documento oficial com foto, comprovante de residência e o alistamento militar para homens em idade de servir ao Exército. O usuário também precisa enviar uma foto selfie pela plataforma virtual.
A quitação de débitos ou atualização do cadastro, on-line, termina às 23h59min desta quarta.
Presencial é intenso, com atendimento rápido
Quem prefere buscar a Central de Atendimento ao Eleitor (Rua Siqueira Campos, 805, no Centro Histórico, em Porto Alegre), tem até as 18h, desde que tenha agendado anteriormente pelo site do tribunal gaúcho — conforme disponibilidade, há opção de solicitar senha na Rua 7 de Setembro, 730, nos fundos do prédio da central do eleitor. Outros municípios oferecem locais e horários distintos.
No final da manhã desta quarta, em torno de 400 pessoas haviam sido atendidas nos guichês da sede da Capital. Apesar de boa parte das poltronas estar ocupada, às 11h o tempo de espera relatado pelo público era de 10 a 15 minutos, da chegada até a saída com o comprovante impresso.
— Foram 10 minutos. Eu peguei senha na hora. Já posso votar — comemora o estudante Eron Muria Taisses, 18 anos, morador do bairro Morro Santana.
Na última segunda-feira (2), 756 pessoas foram atendidas no prédio do centro da Capital, número que dobrou na terça. A orientação da Justiça Eleitoral é evitar o deslocamento em cima do horário de fechamento. O mesmo vale para os instantes finais pela internet, quando, via de regra, o sistema acaba apresentando lentidão pelo excesso de usuários conectados.