O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atendeu mais de 7,2 milhões de pedidos, nos últimos 30 dias, para retirada do primeiro título de eleitor, regularização do documento ou mudança do domicílio eleitoral. Do total, 3,1 milhões de requerimentos foram feitos de forma online, pelo site Título Net, e cerca de 4 milhões presencialmente, nos cartórios eleitorais.
Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (4) e representam um recorde histórico de solicitações. Às 23h59min, termina o prazo para a retirada do primeiro título, regularização do documento (caso não tenha votado ou justificado nas últimas eleições) e mudança de local ou cidade de votação.
Com a proximidade do término do prazo, cartórios eleitorais e sedes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nos Estados registraram filas por conta da alta procura da população. Só na terça-feira (3), a Justiça Eleitoral somou mais de um milhão de atendimentos — foram 413.441 de forma presencial e 602.429 pela internet.
O portal do TSE e os sistemas internos também registram sobrecarga e instabilidade nos últimos dias por conta da procura pelos serviços. Para priorizar as solicitações que envolvem o título de eleitor, o aplicativo e-Título vai ficar fora do ar até quinta-feira (5) — a ferramenta não impacta na retirada do título ou na regularização do registro eleitoral.
O TSE afirma que todos os pedidos enviados até as 23h59min desta quarta serão analisados e respondidos — o acompanhamento pode ser feito pelo site do tribunal. Para fazer a solicitação de forma online, são necessários documento oficial com foto, como RG ou carteira de motorista, comprovante de residência e uma fotografia no estilo selfie, ao lado do documento de identificação escolhido.