Os salários do servidores do funcionalismo público estadual do Poder Executivo serão pagos integralmente durante todo o ano de 2022. O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite nas redes sociais na noite desta quinta-feira (27). Em vídeo, ele saudou o funcionalismo e lembrou das privatizações e das reformas chanceladas durante a gestão.
— Sabemos sim que é nossa obrigação o pagamento em dia, mas o Estado precisou parcelar os salários por 57 meses os salários, até que em novembro de 2020 conseguimos quitar a folha dos funcionários — recordou o governador a respeito da crise orçamentária vivida pelo Rio Grande do Sul.
Leite ressaltou que as reformas e os ajustes fiscais viabilizaram não só o pagamento em dia do funcionalismo, mas o atendimento de outras demandas para modernização do Estado.
— Estamos fazendo um dos maiores investimentos do Estado para que cada gaúcho desfrute coletivamente dos benefícios dos ajustes, inclusive com os salários em dia — comemorou.
O secretário da fazenda Marco Aurélio Cardoso participou do anuncio e citou os ajustes fiscais do governo, que, segundo ele, são inéditos no país.
— Tivemos uma redução de 3 bilhões no déficiti previdenciário do estado e estamos conseguindo equilibrar esse conjunto de receitas e despesas — disse.
Em 2019, o Estado chegou a ter sete grupos de servidores escalonados para recebimentos de seus salários, situação agravada em 2020 durante a pandemia, quando o atraso no recebimento chegou a 45 dias.
Confira o cronograma divulgado pelo governo:
- Janeiro, dia 31
- Fevereiro, dia 25
- Março, dia 31
- Abril, dia 25
- Maio, dia 31
- Junho, dia 30
- Julho, dia 29
- Agosto, dia 31
- Setembro, dia 30
- Outubro, dia 31
- Novembro, dia 30
- Dezembro, dia 29