A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) deposita nesta quinta-feira (23) as primeiras bolsas para os alunos do Ensino Médio de baixa renda da rede estadual. Para receber o pagamento, além de frequentar as aulas, os estudantes precisam ter acesso ao Cartão Cidadão, que é utilizado para saques de benefícios estaduais. Os valores fazem parte do orçamento da Secretaria Estadual da Educação (Seduc).
As bolsas referentes ao programa Todo Jovem na Escola terão valor de R$ 150 mensais, a serem pagas até o final de 2022, deverão beneficiar 71.239 estudantes.
Neste mês, o valor será referente a outubro e novembro, com crédito de R$ 300 para cada estudante beneficiário que cumpra os critérios descritos no decreto Nº 56.248, que determinou o retorno presencial às salas de aula. A faixa de renda familiar dos alunos deve ser de até três salários mínimos ou meio salário mínimo por pessoa.
O pagamento será feito para o responsável da família, por meio do Cartão Cidadão – lançado recentemente pelo Palácio Piratini. Quem ainda não retirou o dispositivo deverá procurar o prédio da FGTAS (Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social), localizado no centro de Porto Alegre, ou agências do Banrisul no Interior.
No começo do mês, os deputados estaduais aprovaram a criação do programa por unanimidade. A iniciativa pretende minimizar a evasão escolar, que aumentou em meio aos efeitos da pandemia de covid-19.
Segundo o Censo Escolar, em 2020, a taxa de evasão no Ensino Médio foi de 7,1% no Rio Grande do Sul.