A Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul retomou o atendimento presencial a partir desta segunda-feira (29). Para ser atendido nos Cartórios Eleitorais ou Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAE), o cidadão deverá realizar, obrigatoriamente, o agendamento prévio, escolhendo o dia e horário que deseja ser atendido.
Para fazer o agendamento, é necessário acessar a plataforma JE Digital, disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), localizado em "Serviço ao eleitor -> Atendimento Virtual", ou ligando para o número 148.
O órgão ressalta que todos os serviços disponibilizados pela Justiça Eleitoral, como emissão do primeiro título, revisão do cadastro, mudança de endereço e regularização do título, continuam podendo ser realizados virtualmente no site JE Digital.
Para ser atendido presencialmente, o eleitor deverá seguir todos os protocolos sanitários, como o uso de máscara e o distanciamento social.
Cabe destacar ainda que a coleta biométrica permanece suspensa, como medida de prevenção ao contágio pelo coronavírus. Assim, quem ainda não tirou a fotografia, nem coletou as digitais, deve aguardar a orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para fazê-lo. Além disso, a cobrança de multa, causada pela ausência às urnas em 2020, está suspensa por determinação do TSE, portanto não há necessidade de emissão de guia de multa ou comparecimento para justificativa.