O Tribunal Regional Eleitoral do RS (TRE-RS) celebra, na próxima segunda-feira (4), os 25 anos de utilização da urna eletrônica, cujo pleito pioneiro ocorreu em 3/10/1996. Às 15h, será realizado um evento por videoconferência e será transmitido ao vivo pelo canal oficial da Escola Judiciária Eleitoral do RS, ministro Paulo Brossard de Souza Pintono YouTube.
Trata-se de uma iniciativa do Memorial da Justiça Eleitoral Gaúcha em parceria com a Assessoria de Comunicação Social e a Escola Judiciária Eleitoral. Contará com a presença do presidente do TRE-RS, desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) e ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Carlos Mário da Silva Velloso e do ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ex-corregedor-geral eleitoral Paulo Roberto Saraiva da Costa Leite.
Na ocasião, será lançada a terceira edição do livro O Voto Eletrônico, produzido pela equipe do Memorial do TRE-RS. A obra narra o longo caminho percorrido pela democracia brasileira até a construção de um sistema de votação e apuração que garantisse a lisura plena dos processos eletivos. O livro também traz um apanhado de iniciativas populares, que buscam auxiliar a Justiça Eleitoral na construção de um mecanismo de voto mais seguro e chega até o ano de 1996, com breves reflexões sobre o cenário atual da discussão sobre nosso sistema eleitoral e suas perspectivas.
Um dos momentos decisivos para o prosseguimento do projeto desse novo sistema eletrônico foi um simulado ocorrido em Caxias do Sul, em agosto de 1996. Mais de 5 mil caxienses testaram o equipamento naquele que foi o seu maior teste antes de um pleito oficial. O simulado contou com a participação de dezenas de dirigentes da Justiça Eleitoral e foi coordenado pelo então vice-presidente do TSE, ministro Paulo Costa Leite.
Em outubro de 1996, cerca de 32 milhões de brasileiros, de capitais de Estado e cidades com mais de 200 mil eleitores, escolheram seus prefeitos e vereadores no novo sistema eletrônico de votação. A partir do pleito ocorrido no ano 2000, a totalidade do eleitorado vem utilizando a urna eletrônica.