Em evento concebido para marcar os mil dias do governo Jair Bolsonaro, o ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, inaugurou nesta sexta-feira (1º) a instalação de dois terminais de computadores na sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Canoas, na Região Metropolitana.
Sob protesto de servidores públicos federais, o evento reuniu parlamentares, prefeitos e autoridades, como o presidente do INSS, Leonardo Rolim. Para evitar os manifestantes, o ministro entrou e saiu por um acesso secundário, nos fundos do prédio.
Os dois terminais de computador fazem parte do Autoatendimento Orientado do INSS, um serviço que vem sendo testado em 30 agências da Previdência Social em todo o país. Destinado a segurados que não dispõem de internet, tampouco acesso aos canais remotos do INSS, ele permite atendimento em 95% dos serviços previdenciários, sem agendamento prévio e sob a orientação de servidores do órgão.
Durante o evento, foram exibidos vídeos sobre o INSS e celebrados os mil dias de governo. Pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul, Onyx discursou por 16 minutos. No pronunciamento, exaltou o impulso da tecnologia nas ações do INSS, com possibilidade de tirar 330 mil brasileiros da fila por benefícios.
Em meio a citações bíblicas, críticas a opositores e à imprensa, reclamou dos prefeitos que fizeram lockdown e citou dados sobre a retomada da economia, como a geração de 372 mil empregos formais em agosto. Ao final, reclamou de uma suposta campanha para manchar a imagem do país no Exterior.
— O povo brasileiro mostrou de que lado está quando saiu às ruas no último dia 7 — afirmou, citando os atos de apoio ao governo.
Na ocasião, também foram assinados acordos de cooperação técnica para expansão do INSS Digital, além de plano de trabalho para medidas de combate a fraudes em empréstimos consignados a aposentados e pensionistas e protocolo de intenções para disponibilização de benefícios em cartórios de registro civil.
— Não temos agências do INSS em todos os municípios, mas temos cartórios. Um pai, ao registrar o filho, já pode sair de lá com o salário maternidade da mãe garantido — exemplificou Rolim.
Também presente à cerimônia, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, anunciou a entrega de 10 veículos e duas máquinas para gestão de resíduos. Leite chegou com meia hora de atraso e com o evento já em andamento, acompanhado do senador e também pré-candidato a governador Luis Carlos Heinze (PP).
A entrega do maquinário ocorreu simultaneamente à solenidade de Canoas, mas a 402 quilômetros de distância dali, em Seberi, em ato capitaneado pelo secretário nacional de Qualidade Ambiental, André França. Incluída no programa Lixão Zero, a iniciativa irá beneficiar 31 municípios do Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos.