Brasília amanheceu nesta terça-feira (7) com reforço na segurança em toda a área central, onde serão realizadas manifestações neste feriado do Dia da Independência. Mais de cem policiais militares fazem bloqueio nas duas principais vias de acesso à Praça dos Três Poderes, local que abriga o Palácio do Planalto e os prédios do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).
Além disso, todos os prédios públicos foram cercados com grades de ferro, assim como o gramado da Esplanada dos Ministérios.
Na noite de segunda (6), apoiadores do presidente Jair Bolsonaro romperam as barreiras que impediam o acesso de veículos à região da Esplanada na altura da Rodoviária de Brasília. Com isso, diversos caminhões conseguiram entrar no local e estão estacionados ao longo do Eixo Monumental.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal confirmou a invasão, afirmando que os veículos e maquinários estavam autorizados a participar da manifestação somente a partir da madrugada desta terça.
Nesta manhã, manifestantes, com bandeiras do Brasil e camisas verde e amarelas, já se encontram na região, portando cartazes com críticas ao STF e com defesa do voto impresso, uma das bandeiras de Bolsonaro e que foi derrubada pelo Congresso.
A via próxima ao Palácio da Justiça foi completamente isolada por gradis. Segundo segurança no local, essa será uma "área reservada". Há previsão que o presidente participe das manifestação de Brasília, pela manhã, e em São Paulo, durante a tarde.
Antes, Bolsonaro estará na cerimônia oficial do Dia da Independência, com o hasteamento da bandeira do Brasil no Palácio da Alvorada, a partir das 9h. O evento prevê a apresentação de 18 paraquedistas e da Esquadrilha da Fumaça, além da tradicional salva de 21 tiros de canhão.
Manifestações contra o presidente
Manifestantes contrários a Bolsonaro também farão atos em Brasília neste Sete de Setembro. O grupo ficará concentrado na Torre de TV, que fica distante cerca de três quilômetros dos apoiadores do presidente.
Os opositores devem fazer uma caminhada até o Memorial dos Povos Indígenas.