A médica Rosana Leite de Melo foi nomeada como nova secretária especial de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde. A nomeação feita pela Casa Civil da presidência da República foi assinada pelo ministro da pasta, Luiz Eduardo Ramos, e está no Diário Oficial da União desta quinta-feira (17).
No mês de maio, a infectologista Luana Araújo havia sido anunciada para o cargo, porém, dez dias depois, o governo informou que ela não ocuparia mais o posto. Em depoimento à CPI da Covid, a médica afirmou não saber o motivo de não ter sido mais nomeada, e que foi comunicada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que seu nome não foi aprovado pelo governo.
No Senado, Queiroga foi chamado para falar na CPI por uma segunda vez. Em novo encontro, o ministro apresentou uma nova versão sobre o fato: dizendo que a decisão de não nomear Luana Araújo para o cargo partiu dele, diferente da versão dada no dia 26 de maio, quando disse que "nós vivemos em um regime presidencialista" e que eram necessárias "validação técnica" e "validação política" para a nomeação.