A cidade de Piratini teria sido alvo de um ataque digital nesta semana. Segundo a prefeitura, hackers retiraram R$ 528 mil das contas municipais. O problema foi notado quando o secretário de Administração estranhou as movimentações bancárias do dia.
Foram realizadas diversas transferências financeiras com uso do Pix. Após investigação inicial, a prefeitura supõe que a ferramenta utilizada tenha sido clonada.
– Ficamos muito surpresos ao ver esse golpe e estamos convictos de que teremos o dinheiro de volta. Esses recursos são muito importantes para o nosso orçamento - afirmou o prefeito Marcio Porto.
As tratativas entre prefeitura de Piratini e Banco do Brasil estão avançadas, e o município espera receber os valores de volta nos próximos dias. A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o caso.
O Ministério Público emitiu nota alertando sobre golpes realizado contra prefeituras pelo WhatsApp. Em alguns Estados, incluindo o Rio Grande do Sul, há registro de pessoas entrando em contato com as gestões municipais, identificando-se como promotores de Justiça e solicitando vantagens, como repasse de recursos financeiros ou uso de veículos oficiais.
O MP-RS reforça que as comunicações oficiais são feitas pelo e-mail institucional (com o final @mprs.mp.br) ou por correspondência oficial.