Durante cerimônia para sancionar lei que facilita compra de vacinas contra covid-19, nesta quarta-feira (10), Jair Bolsonaro e demais membros do governo usavam máscara, contrariando um hábito do presidente da República explicitado nas fotos acima.
De acordo com levantamento do portal G1, a última vez em que o presidente havia usado máscara em um evento oficial foi em 3 de fevereiro, na abertura do ano legislativo do Congresso. Desde então, houve 36 eventos oficiais em Brasília e outras cidades — entre os quais solenidades, audiências, encontros com embaixadores e formaturas — com a participação do presidente. Em todos, ele estava sem máscara.
Em 25 de fevereiro, inclusive, o chefe do Executivo questionou a eficácia da proteção em uma live.
— Começam a aparecer os efeitos colaterais — disse, na contramão das evidências de que o equipamento reduz o risco de transmissão do coronavírus.
Na cerimônia desta quarta-feira, o chefe do Executivo orientou a população a procurar uma unidade de saúde ao apresentar os primeiros sintomas, como febre e falta de paladar. Além disso, citou a possibilidade de os vacinados voltarem a contrair a doença no futuro e, mais uma vez, defendeu medicamentos sem eficácia comprovada.