Correção: o vice-prefeito Sérgio Weber é do MDB, e não do PSDB como informado nesta matéria entre 19h57min e 22h48min de 1º de janeiro. O texto já foi corrigido.
Fábio Branco (MDB) retornou à prefeitura de Rio Grande, para o terceiro mandato, em solenidade na sede do Executivo municipal nesta sexta-feira (1º). Na ocasião, também tomaram posse o vice, Sérgio Weber (MDB), e 21 vereadores.
A sessão — restrita a eleitos, autoridades e imprensa devido à pandemia — teve início às 18h45min. A servidora municipal Berenice Nunes comandou a cerimônia que transmitiu o cargo de Alexandre Lindenmeyer (PT) ao emedebista.
Em seu último discurso, Lindenmeyer agradeceu a secretários e servidores que o acompanharam durante duas gestões. O agora ex-prefeito anunciou recentemente que deixará a carreira política, que inclui passagens pela Câmara Municipal e pela Assembleia Legislativa:
— Encerro essa caminhada com o sentimento de que fizemos muito por esta cidade. Principalmente por conta das variadas políticas públicas que fizemos. Saio feliz.
Já Branco agradeceu pelos votos recebidos, cumprimentou os novos parlamentares e afirmou que será um prefeito de todos. Em seu primeiro discurso, agradeceu o apoio de familiares.
— Volto com a felicidade de Rio Grande ter me colocado novamente como prefeito e com a responsabilidade de fazer esta cidade crescer. Entro muito motivado neste novo desafio.
Branco foi eleito prefeito pela primeira vez em 2000, aos 29 anos, e repetiu o feito em 2008. Quatro anos depois, perdeu a disputa para Lindenmeyer. Em 2014, foi eleito deputado estadual e assumiu a Casa Civil no governo de José Ivo Sartori (MDB). No último pleito, conquistou 44,48% dos votos válidos.