Logo antes da cerimônia de posse como prefeito de Canoas, na manhã desta sexta-feira (1º), Jairo Jorge (PSD) falou ao Gaúcha Atualidade sobre os temas que serão prioridade no seu terceiro mandato à frente do município. A primeira tarde de 2021 será dedicada a visitas aos hospitais e UPAs da cidade.
— Quero ver a situação, até porque estamos no meio de um feriadão e é necessário que todos os serviços e plantões estejam à disposição. Quero que Canoas seja referência na Saúde, com a reabertura de UPAs que foram fechadas, a retomada da marcação de consultas por aplicativo e 0800. Que também possamos ter os três hospitais bem estruturados e uma atenção básica adequada – afirmou o prefeito.
Com relação à vacinação dos canoenses contra o coronavírus, o plano de Jairo Jorge é reunir-se, ao lado dos demais prefeitos da Região Metropolitana, com o ministro da Saúde Eduardo Pazuello.
— Se não sentirmos que a agilidade do governo federal está garantida e não tivermos nenhuma certeza até o final de janeiro, vamos tomar as decisões que precisam ser tomadas. A população quer rapidez, celeridade. Estamos falando de quase 500 vidas perdidas em Canoas — afirmou Jairo, que estuda a possibilidade de uma ação conjunta com os prefeitos para a compra de seringas e agulhas — Todos estão correndo pelos insumos, e nós temos que ser mais rápidos.
Perguntado por Rosane de Oliveira a respeito do legado que deixará tanto aos seus eleitores como aos não-eleitores, ao final da gestão, Jairo projetou uma cidade fruto de uma gestão participativa.
—Sou, neste momento, prefeito de todos e governarei para todos. Quero que a minha cidade volte a ser referência na participação popular, em um governo colaborativo. Que possamos retomar o Prefeitura na Rua e as audiências públicas.
Pequenas empresas que estão sofrendo com os efeitos da pandemia e correm o risco de encerrarem as atividades estarão no foco do político de 57 anos, que paneja implantar o projeto Juro Zero, linha de crédito aos moldes da iniciativa do governo de Santa Catarina. Disse que trabalhará pela volta do pleno emprego e para atrair novos empreendedores para o município e mencionou também a possível implementação de um auxílio emergencial municipal para pessoas que estão em situação mais vulnerável.
Perguntado por Daniel Scola sobre os planos para a volta às aulas, Jairo informou que planeja uma retomada que combine ensino remoto e presencial.
— Acredito que é possível, de forma progressiva, termos um sistema híbrido. Havia uma administração que estabeleceu, de forma açodada, a volta às aulas no dia 17 de fevereiro, mas não há a menor condição.
Sobre a responsabilidade de voltar ao comando da cidade pela terceira vez, o prefeito se comprometeu a ser enérgico e humilde:
— Não há cargo mais importante que o de prefeito da cidade em que nasceu. Assumo essa responsabilidade com muita determinação. Tive uma transição muito difícil, em que não recebi as informações que deveria ter recebido. Vamos fazer o diagnóstico da situação e informar os canoenses sobre como recebemos o município, mas vamos olhar para frente.