O deputado federal Osmar Terra (MDB) continua internado na UTI do Hospital São Lucas, da PUCRS, onde deu entrada no domingo para tratamento de covid-19. Com parte da capacidade pulmonar comprometida, Terra foi submetido a um procedimento chamado oxigenioterapia de alto fluxo, uma técnica de ventilação não invasiva.
Aos 70 anos, o deputado respira com a ajuda de uma cânula nasal, pela qual uma máquina envia uma concentração maior de oxigênio para os pulmões. O procedimento é adotado em paciente com dificuldades respiratórias e muitas vezes evita a intubação.
Pela manhã, o hospital divulgou novo boletim médico. Praticamente idêntico ao informe de segunda-feira, o comunicado diz que Terra “se encontra estável, com bom padrão respiratório, apresenta melhora no quadro geral e está respondendo às medidas adotadas." O boletim não menciona que a internação é na UTI, informação apurada por GZH.
Terra chegou ao São Lucas no domingo, apresentando dificuldade para respirar. Uma tomografia do tórax revelou inflamação dos pulmões e mostrou a necessidade de internação da UTI. Ele estava em Santa Rosa, seu berço político, onde no dia 13 anunciou ter testado positivo para contaminação pelo coronavírus.
Na ocasião, Terra disse que estava bem e sem sintomas. "Já iniciei tratamento precoce com hidroxicloroquina e ivermectina. Comecei o isolamento em casa e cumprirei minha agenda de forma remota nos próximos dias seguindo instruções médicas", publicou em suas redes sociais. Em nova postagem, no domingo à noite, ele disse ter procurado o hospital para exames de avaliação e fisioterapia.