Com a possibilidade de confirmar ao menos 14 candidatos à prefeitura de Porto Alegre nas eleições deste ano, as convenções partidárias da Capital devem ocorrer, em sua maioria, até o próximo dia 14. Em razão da pandemia do coronavírus, parte delas será pela internet, medida autorizada pela Justiça Eleitoral para garantir maior segurança às reuniões.
Na última segunda-feira (31), primeiro dia dedicado aos eventos, PROS e Partido Verde (PV) concluíram o rito. O PROS confirmou o nome do deputado estadual Rodrigo Maroni como postulante ao Paço Municipal, tendo Beto Mendonça como vice, em chapa pura. A sigla terá 10 candidatos a vereador.
Já o PV oficializou, na mesma data, a candidatura do médico e escritor Montserrat Martins. A vaga de vice segue aberta, condicionada a possível coligação com a Rede. A nominata inicial do PV à Câmara de Vereadores tem 32 concorrentes, mas, segundo o partido, o número ainda deve aumentar.
Por enquanto, cerca de 10 agremiações seguem em processo de definição das datas, entre elas MDB, PP e PSDB. Outras 15 legendas, sem contar PROS e PV, planejam se reunir até o dia 14, sendo que, até agora, os dias 10 e 12 prometem ser as datas com o maior número de encontros concomitantes (veja os detalhes abaixo).
Aletrado devido à covid-19, o prazo para a realização das convenções termina no próximo dia 16. Depois disso, os registros de candidaturas seguem até 26 de setembro e, no dia seguinte, começa de fato a campanha eleitoral, que promete ser uma das mais atípicas desde a redemocratização. O primeiro turno será realizado em 15 de novembro e o segundo, onde houver, em 29 de novembro.
Convenções na Capital
Confira as datas já confirmadas, com as informações disponíveis até o fim da manhã desta terça-feira (1°), a partir de levantamento feito pela RBS TV junto aos partidos
Terça-feira (1º)
- Novo, às 18h30min, pela internet
5 de setembro
- PSB, às 14h30min, pela internet
6 de setembro
- Avante, pela internet
- Patriota, às 20h, pela internet
10 de setembro
- Democracia Cristã (DC), às 17h, pela internet
- PCB
- PSD, às 19h, na Câmara de Vereadores, com transmissão pela internet
- PSOL, pela internet
- Unidade Popular, às 19h, pela internet
12 de setembro
- PCdoB, pela internet
- PDT
- PRTB
- PT, pela internet
- PTB, virtual e presencial
14 de setembro
- PSTU, 19h, pela internet
15 de setembro
- DEM, às 15h25min, na sede do partido, virtual e presencial (limitada a 50 pessoas)
16 de setembro
- Podemos
- Solidariedade
Já realizaram convenções
PROS
O PROS confirmou o deputado estadual Rodrigo Maroni como candidato a prefeito da Capital e o auditor e ex-diretor-geral do Tribunal de Contas do Estado, Edelberto Mendonça, como vice. Ambos são integrantes da sigla, que terá 10 candidatos a vereador (inicialmente, chegou-se a cogitar 11, mas uma pessoa não entregou a documentação).
PV
O Partido Verde oficializou a candidatura do médico e escritor Montserrat Martins como postulante a prefeito da Capital. Por enquanto, a vaga de vice está indefinida, aguardando possível coligação com a Rede, que poderá fazer a indicação do nome. Se isso não se confirmar, o partido escolherá um representante dentro da própria sigla. A nominata inicial do PV à Câmara de Vereadores tem 32 candidatos, mas ainda não foi concluída.