Um seminário na próxima quinta-feira (27) irá abordar a liberdade de expressão e seus limites. O evento, promovido pela Comissão de Enfrentamento as Desinformações do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-RS), será transmitido pela internet, das 14h30min às 16h30min.
O bate-papo contará com a participação da colunista de GaúchaZH Rosane de Oliveira, do jornalista Oziris Marins, da secretária da Corregedoria Regional Eleitoral, Ana Gabriela Veiga, do desembargador eleitoral substituto, Miguel Ramos, e desembargador e presidente da comissão de enfrentamento, Jorge Luís Dall'Agnol. O link para acompanhar o evento será divulgado no dia do seminário no site do TRE.
O trabalho é uma das ações da Comissão de Enfrentamento as Desinformações, criada há cerca de um mês, com objetivo de orientar o eleitor sobre o processo eleitoral e ajudar a conter a disseminação de informações falsas durante o período.
— Queremos que o eleitor entenda a importância de prestar atenção ao que consome e repassa, que saiba como checar informações ou a quem recorrer para isso, para que não seja vítima de informações falsas, para que a gente possa fazer uma eleição mais transparente possível — explica o desembargador Dall'Agnol.
Segundo ele, o grupo também irá atuar na fiscalização das fake news. Uma subcomissão deve ser criada para checar informações e ficará disponível durante todo o período eleitoral.
Além disso, a comissão pretende responsabilizar quem espalhar informações falsas. Segundo Dall'Agnol, o trabalho funciona em parceria com as polícias Federal, Civil e Militar.
— A disseminação de informações falsas pode ficar só no campo ético, de se estar espalhando uma mentira. Mas pode também chegar ao mundo do Direto. Essa notícia falsa pode causar dano a uma pessoa ou instituição, por exemplo. E quando isso ocorre, quem criou a fake news pode ser responsabilizado, como com o pagamento de multa — disse, acrescentando:
— Quem espalha essa informação, se souber que está divulgando uma notícia caluniosa, também pode ter de responder.
Um outro seminário já realizado pelo grupo tratou da segurança das eleições, abordando informações sobre a urna eletrônica. Outras ações devem ser divulgadas pelo site do TRE.
Serviço:
- O quê? Seminário online sobre liberdade de expressão
- Quando? Dia 27/08, das 14h30min às 16h30min
- Onde? Será online. O link para o bate-papo será divulgado no dia do evento no site do TRE