Em Florianópolis, onde esteve para sobrevoar regiões atingidas pelo ciclone-bomba nesta semana, o presidente Jair Bolsonaro defendeu mais uma vez neste sábado (4) o uso da hidroxicloroquina como único tratamento possível no momento para o coronavírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu encerrar estudos com o medicamento, por entender que não houve comprovação de redução da mortalidade em pacientes hospitalizados com covid-19. A entrevista foi publicada pelo Grupo ND.
— Estamos tendo notícias de que, cada vez mais, não só no Brasil, mas no mundo, o tratamento precoce via hidroxicloroquina tem surtido efeito. Então nós apelamos para aqueles que ainda resistem, no tocante a esse protocolo, e que como é um protocolo é algo oficial, que realmente entendam que o único tratamento que temos no momento é a hidroxicloroquina, enquanto não chega a vacina — disse o presidente, segundo a publicação.
No Brasil, o Ministério da Saúde incluiu cloroquina e hidroxicloroquina no protocolo de tratamento para pacientes com sintomas leves de covid-19. Agora, cabe ao médico a decisão sobre prescrever ou não a substância, sendo necessária também a vontade declarada do paciente, com a assinatura do Termo de Ciência e Consentimento.
Neste sábado, a OMS afirmou em comunicado publicado que decidiu abandonar também os estudos com os antivirais lopinavir e ritonavir para tratamento de covid-19. Assim como no caso da hidroxicloroquina, os experimentos mostraram que não há eficácia no uso destes remédios, quando seu desempenho é comparado com o procedimento padrão de tratamento.
No final de maio, a organização já havia suspendido "temporariamente" os ensaios clínicos com cloroquina que realiza com parceiros em vários países, como precaução. No entanto, em 3 de junho, no entanto, decidiu retomar os estudos e, neste sábado (4), confirmou, novamente, interrupção do estudo.
A decisão tem como base uma recomendação do Comitê envolvido no Estudo Solidariedade. Os resultados preliminares do estudo mostram que a hidroxicloroquina provoca pouca ou nenhuma redução na mortalidade desses pacientes quando comparados ao atendimento médico padrão. Por isso, a OMS informou que os pesquisadores do grupo vão interromper os estudos de forma imediata.
Vacina
Em Santa Catarina, Bolsonaro sobrevoou em helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) áreas atingidas, como Governador Celso Ramos. Depois, esteve em reunião com senadores e deputados. O governador Carlos Moisés (PSL) participou do encontro de forma virtual porque foi diagnosticado com covid-19.
Segundo a publicação do site Grupo ND, Bolsonaro destacou o fato de o Brasil estar engajado na busca por uma vacina e que “o governo federal continua trabalhando incessantemente para minorar o sentimento, não só físico, evitando mortes, e também que o desemprego assole nosso país”.
— A recessão é muito mais grave do que o que estamos vivendo no momento — disse Bolsonaro.