O Dia Internacional do Orgulho LGBT+ também foi celebrado pelo Congresso Nacional. Neste domingo (28), entre 20h e 20h15min, o edifício ganhou a projeção das cores do arco-íris - tonalidades que integram a bandeira da causa. A ação foi organizada pelo coletivo Brasília Orgulho, que foi responsável pelas celebrações da data na capital federal.
Segundo o site do Senado, a iniciativa foi uma sugestão do senador Fabiano Contarato (Rede-ES), que ficou conhecido por questionar o então subprocurador geral da República, Augusto Aras, por ter assinado um manifesto que defendia a "cura gay", em setembro de 2019.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (Democratas - AP), escreveu nas redes sociais sobre a iluminação do prédio. "Em uma sociedade plural, não pode haver espaço para preconceito. O Congresso Nacional respeita a diversidade", diz um trecho da publicação no Twitter.
A Aliança Nacional LGBTI+, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos com representantes em todos os Estados, também publicou uma nota oficial reverenciando a ação. "Há uma luz no Congresso Nacional brasileiro, e essa luz é a luz do arco-íris da diversidade. É um fato histórico que pode iluminar os caminhos dos/das parlamentares para aprovarem proposições que estão na casa legislativa há 20 anos, como a criminalização da LGBTIfobia e o casamento igualitário", diz um trecho.
Esta foi a primeira vez que Congresso Nacional foi iluminado nas cores, em defesa da causa LGBT+.