O presidente Jair Bolsonaro disse, nesta sexta-feira (1), querer que todos voltem ao trabalho. Em uma transmissão ao vivo da deputada Bia Kicis, do Distrito Federal, Bolsonaro foi convidado a enviar uma mensagem aos seguidores sobre o Dia do Trabalhador antes de um encontro no Palácio da Alvorada:
— Eu gostaria que todos voltassem a trabalhar, mas quem decide isso não sou eu, são os governadores e prefeitos. Então, um bom dia a todos, o Brasil é um país maravilhoso. Deus acima de todos, brevemente voltaremos à normalidade — disse.
Bolsonaro tem entrado em conflito com alguns governadores — por exemplo João Doria, de São Paulo — em função das regras de distanciamento social. O presidente defende medidas mais flexíveis, o que ele classifica como isolamento vertical, em que apenas os grupos de risco devem manter a quarentena.
O Superior Tribunal Federal (STF) decidiu, na metade de abril, que são os governadores e prefeitos os responsáveis por determinar as medidas — o que originou a declaração de Bolsonaro, nesta sexta, sobre quem determina as regras do distanciamento.