A mais recente pesquisa do Datafolha, divulgada na última sexta-feira (3), constatou que 59% dos brasileiros são contra a renúncia do presidente Jair Bolsonaro, apesar da insatisfação com o atual governo — 51% acreditam que o presidente mais atrapalha do que ajuda no combate ao coronavírus no país. Outros 37% dos entrevistados desejam a saída do presidente. Aqueles que não sabem opinar somam 4%.
O maior índice de apoio à renúncia de Bolsonaro é no Nordeste, com 47%. No sul do país, 28% são a favor da renúncia. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, os apoiadores somam 30% e, no Sudeste, são 37%.
Em relação às ações de combate à pandemia, o desempenho de Bolsonaro é aprovado por 33% dos brasileiros. Já o Ministério da Saúde tem 76% de aprovação. Os governadores de cada estado do país ficam com 58%.
Ainda que o levantamento aponte que apenas 33% dos entrevistados consideram a gestão do presidente boa ou ótima perante a crise, 52% acreditam que ele tem condições de seguir na liderança do país. Outros 25% avaliam as ações de Bolsonaro como regulares e 2% não sabem dizer.
A pesquisa foi realizada entre 1º e 3 de abril. Ao todo, foram 1.511 entrevistados por telefone, em razão da pandemia de coronavírus.