Começa nesta terça-feira (21) o 2º Fórum Social das Resistências, evento criado a partir do Fórum Social Mundial e que tem como lema "Democracia, Direitos dos Povos e do Planeta". É o mesmo tema de 2017, ano em que Porto Alegre recebeu a primeira edição do encontro.
Até sábado (25), o Fórum trará à Capital acadêmicos, lideranças do meio ambiente e de movimentos sociais. Uma das presenças confirmadas é de Sonia Guajajara (Psol), líder indígena e ex-candidata à vice-presidente na chapa de Guilherme Boulos (Psol). Também está marcado um seminário com o cofundador da organização não-governamental (ONG) Transparência Brasil, Chico Whitaker.
Como ocorre desde 2001, quando Porto Alegre sediou o primeiro Fórum Social Mundial — encontro criado em contraposição ao Fórum Econômico Mundial, que ocorre anualmente em Davos, na Suíça — uma marcha partindo do Largo Glênio Peres, às 18h desta terça-feira, marcará o início da conferência. Os participantes caminharão até o Largo Zumbi dos Palmares.
A programação também irá contar com discussões sobre a conjuntura internacional e latina, plenárias sobre temas ligados à resistência, exibição de filmes, Feira de Economia Solidária e Festival das Culturas de Resistência.
— É um fórum completamente sem recursos públicos e que, portanto, conta com a boa vontade da militância social. Expectativa é receber 5 mil pessoas nesta que é tratada como uma preparação para o Fórum Social Mundial de 2021, a ser realizado no México. Vamos reunir movimentos sociais que vêm sofrendo ataques não apenas no Brasil, mas na América Latina e no mundo, como os de mulheres, negros e indígenas para fazermos uma análise da conjuntura e construir uma agenda comum de intervenção — disse Mauri Cruz, da direção executiva da Associação Brasileira de ONGs e um dos organizadores.
Confira algumas atividades
- Terça-feira (21)
18h – Marcha de Abertura do Fórum Social das Resistências 2020, no Largo Glênio Peres - Quarta-feira (22)
9h – Feira de Economia Solidária, no Largo da Praça XV de Novembro
16h30min - Emergência climática e ecológica – reagir, defender e cuidar – a vida não é lucro, é direito!, auditório do Simpa - Quinta-feira (23)
9h - Direitos do planeta e dos bens comuns, no auditório central da Unisinos, em São Leopoldo, com Chico Whitaker.
14h - Direitos dos povos, territórios e dos movimentos sociais, no auditório da Fetrafi, com Sônia Guajajara
16h - Os desafios da democracia hoje, no auditório da Fetrafi - Sexta-feira (24)
14h - Assembleia dos povos, no auditório da Fetrafi - Sábado (25)
11h – Chamada global contra a guerra, na Feira Agroecológica da Rua José Bonifácio, em Porto Alegre