O presidente Jair Bolsonaro manifestou-se nas redes sociais pela primeira vez neste sábado (9) sobre a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ocorreu nesta sexta-feira (8). Em mensagem nas redes sociais, Bolsonaro escreveu: “Não dê munição ao canalha, que momentaneamente está livre, mas carregado de culpa”.
Na publicação, o presidente compartilhou um vídeo de seu pronunciamento desta sexta, em que faz elogios ao trabalho do ministro Sergio Moro, que condenou Lula à prisão quando era juiz da Operação Lava-Jato. No discurso, Bolsonaro também afirmou que as pessoas de bem são maioria no país.
“Amantes da liberdade e do bem, somos a maioria. Não podemos cometer erros. Sem um norte e um comando, mesmo a melhor tropa, se torna num bando que atira para todos os lados, inclusive nos amigos. Não dê munição ao canalha, que momentaneamente está livre, mas carregado de culpa.”, escreveu Bolsonaro.
Lula foi libertado nesta sexta após 580 dias preso em Curitiba. Ele foi condenado em duas instâncias por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá e estava detido desde abril de 2018.
Na quinta-feira (7), o Supremo Tribunal Federal (STF), por 6 votos a 5, derrubou a execução antecipada da pena após condenações em segunda instância, o que possibilitou a libertação do petista.