O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) elegeu, nesta sexta-feira (4), os integrantes da administração para o biênio 2020/2021. A próxima presidente da Instituição será a desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez, atual diretora da Escola Judicial do TRT4. Na vice-presidência, ficará o desembargador Francisco Rossal de Araújo. A posse da nova equipe ocorre em 13 de dezembro, no plenário do tribunal.
O corregedor regional será o desembargador George Achutti. Para a vice-corregedoria, foi escolhido o desembargador Raul Zoratto Sanvicente. Também foram eleitos, para a direção e a vice-direção da Escola Judicial, os desembargadores Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa (atual vice-diretor) e João Paulo Lucena.
Na eleição, votam apenas os membros da segunda instância. O pleito confirmou o resultado da consulta prévia, realizada entre 23 e 25 de setembro, junto a desembargadores e juízes de primeiro grau.
Os desembargadores Carmen Gonzalez, Francisco Rossal, Ricardo Martins Costa e João Paulo Lucena foram os mais votados na consulta para os respectivos cargos que assumirão. Apenas as funções de corregedor e vice-corregedor não são contempladas pelo levantamento anterior.
Em seu pronunciamento, a presidente eleita manifestou orgulho pela conquista e destacou que a consulta prévia a todos os magistrados é pioneira no país.
— Faremos, juntos, a melhor gestão possível: democrática e dialogada, baseada na ética, na eficiência e no respeito, com empatia — declarou Carmen Gonzalez.
Conheça a trajetória dos eleitos:
Presidente: Carmen Izabel Centena Gonzalez
Natural de Santana do Livramento, Carmen tomou posse como juíza do Trabalho substituta em 1989. Foi promovida a juíza do Trabalho presidente em 1992. Presidiu as então Juntas de Conciliação e Julgamento de Ijuí e Guaíba, e também a 2ª e a 30ª Varas do Trabalho de Porto Alegre. Em setembro de 2008, foi promovida ao cargo de desembargadora federal do Trabalho. Nos biênios 2014/2015 e 2016/2017 foi, respectivamente, vice-corregedora regional e vice-diretora da Escola Judicial do TRT4. Atualmente, é diretora da Escola Judicial (biênio 2018/2019).
Vice-presidente: Francisco Rossal de Araújo
Natural de Alegrete, ingressou na magistratura em 27 de setembro de 1990, quando tomou posse como juiz do Trabalho substituto da 4ª Região. Em 22 de junho de 1993, assumiu a titularidade da 1ª Vara do Trabalho de Erechim. Também foi titular da VT de São Gabriel, da 27ª VT de Porto Alegre, da VT de Rosário do Sul e da 16ª VT de Porto Alegre. Tomou posse como desembargador em 28 de maio de 2012. Atualmente, integra a 1ª Seção de Dissídios Individuais e a 8ª Turma Julgadora do TRT-RS.
Corregedor Regional: George Achutti
Natural de Porto Alegre, tomou posse como juiz do Trabalho substituto do TRT-RS em 7 de janeiro de 1992. Foi promovido, em abril de 1994, a juiz titular. Presidiu Varas do Trabalho de Santo Ângelo, Sapiranga (2ª), Gravataí (1ª), Novo Hamburgo (5ª), Porto Alegre (8ª) e, de 2009 em diante, a 15ª Vara do Trabalho da Capital. Foi promovido a desembargador em 28 de maio de 2012. Atualmente, integra a 2ª Seção de Dissídios Individuais e a 4ª Turma Julgadora do TRT4.
Vice-Corregedor: Raul Zoratto Sanvicente
Natural de Porto Alegre, tomou posse na magistratura trabalhista em 1992. Foi promovido a juiz titular em 1994, passando por unidades judiciárias de Uruguaiana, Cruz Alta, Santa Cruz do Sul (1ª VT), Triunfo, Caxias do Sul (3ª VT), Sapiranga (3ª VT), Canoas (1ª VT) e Porto Alegre (19ª VT). Foi titular da 30ª VT da Capital, especializada em acidentes de trabalho. Tomou posse como desembargador em 19 de abril de 2013. Atualmente, integra a 6ª Turma Julgadora do TRT-RS e a 1ª Seção de Dissídios Individuais.
Diretor da Escola Judicial: Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa
Natural de Porto Alegre, ingressou na magistratura trabalhista em 28 de setembro de 1990. Foi promovido ao cargo de juiz titular em 27 de julho de 1993, assumindo a jurisdição da Vara do Trabalho de Santo Ângelo. Passou, depois, pelas unidades de Montenegro, Guaíba, Viamão, 10ª VT de Porto Alegre e 2ª VT de Gramado. Tomou posse como desembargador em 28 de maio de 2012. Atualmente, integra a 2ª Seção de Dissídios Individuais e a 11ª Turma Julgadora, e é o vice-diretor da Escola Judicial (biênio 2018/2019).
Vice-diretor da Escola Judicial: João Paulo Lucena
Natural de Porto Alegre, atuou como advogado de 1988 a 2013. Em 12 de junho de 2013, foi nomeado desembargador federal do Trabalho para ocupar vaga do Quinto Constitucional destinada à Advocacia, tendo sido empossado em 24 de junho do mesmo ano. Atualmente, integra a 1ª Seção de Dissídios Individuais e a 4ª Turma Julgadora do TRT4.