SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Leão Serva será o novo diretor de jornalismo da TV Cultura, emissora pública de São Paulo.
Serva foi colunista da Folha de S.Paulo de 2014 a 2018 e secretário de Redação do jornal entre 1988 e 1992.
É autor de diversos livros, como "Jornalismo e Desinformação", de 2001, publicado pelo Senac, e "A Desintegração dos Jornais", de 2015, da editora Reflexão.
O jornalista foi coordenador de imprensa na Prefeitura de São Paulo de 2005 a 2009. Serva assume o lugar de Willian Corrêa, que também era âncora do Jornal da Cultura.
A saída de Corrêa vem em um momento de mudanças da emissora. Aos 50 anos, a TV Cultura passa por uma reformulação. No final de maio, o executivo e jornalista José Roberto Maluf assumiu a presidência da Fundação Padre Anchieta, que administra a TV.
Nessa nova fase da emissora, o programa semanal de entrevistas Roda Viva passa a ter como apresentadora a editora do Painel da Folha, Daniela Lima.
Com estreia prevista para o início de agosto, a jornalista substitui Ricardo Lessa, que comanda o programa desde abril de 2018.
Décima quarta titular em quase 33 anos, Daniela não será a primeira jornalista da Folha de S.Paulo a trabalhar no programa. De 1995 a 1998, o apresentador do Roda Viva foi Matinas Suzuki Jr., à época editor-executivo do jornal.
Procurada, a TV Cultura não comentou a contratação de Leão Serva.