A inauguração de 16 obras da Universidade Federal de Santa Maria(UFSM), prevista para ocorrer neste sábado (15) no Centro de Eventos da instituição, foi adiada. Isso porque, no início da noite de quinta-feira (14), a assessoria de comunicação da Vice-Presidência da República comunicou que a participação de Hamilton Mourão na cerimônia foi cancelada devido a alterações na agenda do vice-presidente.
À reportagem, o reitor da UFSM, Paulo Burmann, disse na manhã desta sexta-feira (14) que a instituição aguarda um posicionamento da assessoria de comunicação da Vice-Presidência para um possível novo agendamento, mas, se isso não ocorrer, a universidade organizará as inauguração das obras, de forma independente, com a presença de autoridades locais em datas a serem definidas.
Entre os locais que seriam inaugurados neste sábado, está o novo campus da universidade em Cachoeira do Sul. Os demais prédios ficam na própria sede e nos campi de Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e no Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão de Silveira Martins.
Agenda mantida
O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o vice-presidente Hamilton Mourão participarão no sábado da Festa Nacional da Artilharia em Santa Maria. Bolsonaro será recepcionado por um grupo de apoiadores. Conforme um dos líderes do Partido Social Liberal (PSL) no município, Patric Arend Luderitz, o grupo se concentrará, por volta das 16h de sábado, nas proximidades do Aeroporto Municipal para aguardar a chegada do presidente.
Assim que Bolsonaro chegar, o que está previsto para acontecer no fim da tarde, o grupo sairá em carreata pelas ruas da cidade e se deslocará até o Regimento Mallet. No local, o presidente e o vice-presidente participarão da Festa Nacional da Artilharia.
— É uma honra para nós recebermos esses estadistas na cidade. Ainda não sabemos as condições de segurança. Onde pudermos nos aglomerar, estacionar os carros de forma ordeira, para recepcionar o presidente, nós faremos. A ideia é que ele sinta o carinho da cidade. Após ele chegar sairemos em carreata até o local mais próximo que conseguirmos do Regimento Mallet, onde a carreata termina e cada um irá para suas casas, já que o evento não é aberto ao público.
O líder do PSL em Santa Maria também acrescenta que uma campanha na internet foi criada para pedir que os apoiadores do presidente coloquem bandeiras do Brasil em frente às suas residências ou estabelecimentos comerciais para homenagear e receber Bolsonaro:
— O presidente pode não ver essa manifestação de carinho, mas nós estaremos sentindo em nossos corações que estamos sendo patriotas e fazendo a diferença nas nossas comunidades.
A Festa Nacional da Artilharia ocorre anualmente, em Santa Maria, quando é encenada a Batalha de Tuiuti — considerada a maior batalha campal da América Latina, que ocorreu em 24 de maio de 1866, nas margens do lago Tuiuti, no Paraguai. Armas e até um canhão da época da batalha são utilizados na encenação, assim como uniformes que remetem aos utilizados no passado.
O evento começa às 19h. O presidente deve desembarcar no aeroporto no fim da tarde. Ainda não foi divulgado como ele fará o percurso do aeroporto até o Regimento Mallet. A visita será a primeira de Bolsonaro ao Rio Grande do Sul após ter sido eleito presidente.