O general Eduardo Villas Bôas, ex-comandante do Exército, usou as redes sociais para responder ataques feitos aos militares pelo escritor Olavo de Carvalho, a quem se referiu como "Trotsky de direita".
"Mais uma vez o senhor Olavo de Carvalho a partir de seu vazio existencial derrama seus ataques aos militares e às Forças Armadas demonstrando total falta de princípios básicos de educação, de respeito e de um mínimo de humildade e modéstia", escreveu.
Ele seguiu a publicação, feita na manhã desta segunda-feira (6) nas redes sociais, dizendo que Olavo é um "verdadeiro 'Trótski de direita' , não compreende que substituindo uma ideologia pela outra não contribui para a elaboração de uma base de pensamento que promova soluções concretas para os problemas brasileiros", escreveu.
Olavo, considerado o guru da nova direita e influenciador dos pensamentos do governo de Jair Bolsonaro, tem feito constantes ataques aos militares em vídeos e publicações nas redes sociais. Inicialmente, as críticas foram dirigidas ao vice-presidente, general Hamilton Mourão, e mais recentemente passaram a atingir o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Carlos Alberto dos Santos Cruz.
Desde que deixou o comando do Exército, em janeiro, Villas Bôas passou a ocupar o cargo de assessor especial do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), comandado pelo general Augusto Heleno, um dos mais próximos ao presidente Jair Bolsonaro.
Villas Bôas conta com forte respaldo dos militares e foi apontado pelo próprio Bolsonaro como um dos responsáveis por sua vitória nas urnas.
Ainda na publicação feita pelo Twitter, o general disse que Olavo "age no sentido de acentuar as divergências nacionais no momento em que a sociedade brasileira necessita recuperar a coesão e estruturar um projeto para o país".