Novos gastos não declarados a uma candidata laranja foram identificados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Agora, o tribunal pede esclarecimentos ao ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, que era presidente do diretório estadual do partido durante o eleição de 2018. As informações são da Folha de São Paulo.
A análise da Justiça apontou também que Álvaro Antônio não apresentou documentos que comprovem a regularidade de gastos feitos no pleito utilizando dinheiro público (fundo eleitoral e fundo partidário). Deputado federal mais votado em Minas, ele teria patrocinado um esquema de candidaturas forjadas que direcionou verbas públicas de campanha para empresas ligadas ao seu gabinete na Câmara.
Zuleide Oliveira, uma das candidatas envolvidas no esquema, afirmou que foi chamada pelo ministro para ser laranja e devolver parte de dinheiro público que seria transferido a ela. É sobre essa candidatura que a Justiça Eleitoral pede explicações. O tribunal enviou intimação ao ministro em 18 de março e deu três dias para que a prestação de contas do PSL-MG fosse reapresentada.
No parecer de 11 páginas consta que "peças obrigatórias" não foram apresentadas na prestação de contas. Entre elas, extratos de contas bancárias destinadas à movimentação de recursos do fundo partidário e do fundo eleitoral.
O documento informou ainda que a legenda não registrou transferências de alguns recursos. Segundo a análise, o PSL deixou de declarar o repasse para três das quatro candidatas que depois devolveram verba para empresas ligadas ao ministro.
De acordo com o TRE-MG, o documento faz parte de um procedimento padrão de análise de contas antes de emitir o parecer conclusivo.
Além de quatro candidaturas de laranjas, outras três mulheres denunciaram o esquema. O caso é investigado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público. No parecer do tribunal, consta ainda que foram detectados gastos realizados em data anterior à prestação de contas parcial, mas não informados à época. Os valores identificados são de Álvaro Antônio e totalizam R$ 15,1 mil.