O Podcast Gaúcha Atualidade desta quinta-feira (13) analisa a decisão do PDT em não integrar a base do governo de Eduardo Leite, que havia colocado à disposição do partido trabalhista uma indicação para a secretaria da Educação.
— Há dois motivos que não são explicitados, mas estão na decisão. O primeiro motivo é que o governo Eduardo Leite é claramente a favor de privatizações. O PDT é claramente contra privatizações. Então teríamos o primeiro conflito na hora em que forem votados os projetos referentes às privatizações. O outro motivo é que o PDT tem um projeto para 2022, e esse projeto se chama Romildo Bolzan. O PDT não quer queimar as suas fichas. O que ele faz normalmente: entra no governo, fica um tempo e sai. O nome da Educação, chegou a ser cogitado Eduardo Loureiro, não tinha as credenciais que queria Eduardo Leite para essa área, mas ele estava disposto a colocar junto a Eduardo Loureiro um técnico, especialista. Como o PDT decidiu que não vai participar do governo, esse é um não problema e voltamos para os critérios originais de indicação para a secretaria da Educação: alguém com conhecimento na área, uma pessoa inovadora e que tenha capacidade de gestão e articulação política — avalia a comentarista Rosane de Oliveira.
Na transição federal, Daniel Scola e Rosane de Oliveira comentam as declarações da futura ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, ao programa Timeline Gaúcha. Na entrevista, Damares relatou que foi vítima de um pedófilo, sofrendo abusos sexuais entre os seis e os oito anos de idade.
— Sempre que ouvíamos falar da ministra era em tom de deboche, porque muitas das coisas que ela diz só fazem sentido para as pessoas que têm fé. Então se criou aquela história da "ministra que viu Jesus na goiabeira", virou meme na internet. As redes sociais são muito cruéis. Hoje, eu fiquei emocionada com o que disse a ministra. Não é pouca coisa uma mulher dizer no ar que foi abusada dos seis aos oito anos e que aos 10 ela tentou se suicidar— conta Rosane.
— É interessante porque viralizou um vídeo em que ela diz que descobriu Jesus em cima de um pé de goiabeira. E aí nossos colegas perguntaram o que foi isso e deixaram que ela contasse. O que ela disse, que aos 10 anos ela estava tão deprimida com aquilo tudo que decidiu tirar a própria vida. Então ela subiu em uma árvore, que era pé de goiaba e lá ela descobriu Jesus, descobriu que o caminho dela seria a igreja — explica o apresentador Daniel Scola.
— Discordo dela em vários pontos, mas em alguns momentos ela me pareceu uma pessoa madura, inclusive mais madura que o próprio Bolsonaro — finaliza Rosane.
Você confere todos os detalhes da transição no Podcast Gaúcha Atualidade.