O coordenador técnico da transição de governo de Eduardo Leite (PSDB), Claudio Gastal, afirmou nesta sexta-feira (7) que o desenho da próxima gestão estadual já está pronto, no que diz respeito às secretarias. De acordo com Gastal, ainda que reduzir o número de pastas não seja o mais importante, a quantidade deverá ser igual ou menor a que existe no governo Sartori.
— Com certeza a ideia de Leite não é fazer uma concorrência de quem tem menos secretarias. Há uma certa ilusão de que diminuir secretarias diminui o custo. Você tem que ter sinergia entre as ações e as políticas públicas, ganhando eficiência. Acredito que devamos ficar no mesmo número ou um pouco abaixo (da gestão atual) — disse Gastal.
O atual governo, consultado por GaúchaZH, informou que a estrutura, atualmente, é composta por 17 secretarias mais dois órgãos com status de secretaria (Procuradoria Geral do Estado e Chefia de Gabinete do Governador). A Casa Militar, ainda de acordo com o atual governo, perdeu status de secretaria em 2017. (Veja lista ao final)
O coordenador técnico da equipe de transição de Leite também disse que há conversas com a atual gestão sobre a decisão de Sartori de adiantar o calendário de descontos do IPVA 2019. O governo deve conceder o desconto máximo de pagamento para quem quitar o imposto ainda em 2018, fazendo com que a gestão de Sartori tenha acesso a maior quantidade possível de recursos.
— Você tem que analisar que o orçamento de 2019 já está previsto por esse governo. Já existe a previsão de todas as receitas. O que acontece é que você tem que ajustar isso. Então, há uma negociação, uma conversa nesse sentido. Com bastante tranquilidade e franqueza, isso já está sendo tratado pela área de finanças. Acho que tudo vai ser contornado, a relação está bastante boa — disse Gastal, que é também presidente-executivo do Movimento Brasil Competitivo, instituição que tem Jorge Gerdau Johannpeter como integrante de seu Conselho Superior.
As equipes de transição de Sartori e Leite têm utilizado o Centro de Treinamento da Procergs, na zona Sul de Porto Alegre, para trabalhar. A equipe de Leite se divide nos eixos Finanças, Desenvolvimento e Social.
Veja abaixo a lista atualizada das secretarias de governo de Sartori e os respectivos titulares dos cargos:
- Casa Civil: Cleber Benvegnú
- Procuradoria-Geral do Estado: Euzébio Ruschel
- Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão: Josué Barbosa
- Secretaria da Fazenda: Luiz Antônio Bins
- Secretaria de Comunicação: Isara Marques
- Secretaria da Segurança Pública: Cezar Schirmer
- Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação: Odacir Klein
- Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável: Ana Pellini
- Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer: Victor Hugo Alves da Silva
- Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia: Susana Kakuta
- Secretaria de Minas e Energia: Susana Kakuta
- Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo: Tarcisio Minetto
- Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos: Maria Helena Sartori
- Secretaria da Educação: Ronald Krummenauer
- Secretaria de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos: Raffaele Di Cameli
- Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação: Rogério Araújo de Salazar
- Secretaria da Saúde: Francisco Paz
- Secretaria dos Transportes: Humberto Brandão Canuso
- Casa Militar: Coronel Alexandre Martins de Lima
- Chefe de Gabinete: Carlos Búrigo