Na manhã desta sexta-feira (7), o governador eleito, Eduardo Leite, faz uma visita ao CEO da Toyota no Brasil, Rafael Chang, em São Bernardo do Campo, sede da montadora. Segundo Leite, o objetivo foi apresentar seus planos para o Estado.
– Isso dá ao investidor a perspectiva de que temos interesse em promover investimentos, o que dá segurança ao grupo que planeja aportes até 2020 – disse Leite.
Embora reconheça que não tem muito para oferecer na perspectiva de incentivo fiscal, o governador eleito ponderou que o mais importante é acenar com redução de custos para os candidatos a investir no Estado, o que pode ser feito também pelas vias da redução de burocracia e melhora na infraestrutura.
– Queremos apresentar o Estado como alternativa. Sabemos que temos um ajuste fiscal a fazer, mas também temos uma importante agenda de desenvolvimento, que inclusive pode ajudar no reequilíbrio das contas – afirmou Leite.
A Toyota tem um centro de distribuição em Guaíba. Em julho, em visita ao atual governador, José Ivo Sartori, Chang confirmou a intenção de ampliar os investimentos da montadora na área, por onde entram no Brasil os modelos Hilux e SW4. Na época, evitou se comprometer com algum valor ou plano específico, afirmando que definiria mais adiante. As montadoras têm planos ousados de investimentos no Brasil, mas esperam definições relacionadas às regras do setor, previstas na Rota 2030, e a confirmação da retomada da economia.