O presidente Michel Temer fez pronunciamento em rede de TV e de rádio, na noite desta quinta-feira (15), feriado de Proclamação da República. No programa, o chefe do Executivo afirmou que a transição entre sua equipe e a do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) é " das mais civilizadas e cordiais". Segundo Temer, agora, "a missão é manter o país unido e pacificado".
— Torço pelo sucesso do novo presidente da República. Quero que o Brasil cresça e avance ainda mais do que no período em que estive à frente da administração federal — afirmou o presidente.
Temer disse que o próximo governo vai encontrar "as finanças em ordem, a inflação sob controle, as contas públicas organizadas, as exportações crescendo, obras sendo concluídas, gestão aprimorada e agricultura batendo recorde".
No início do vídeo, Temer fez uma síntese do que é República, comemorando o que ele chama de "um dos mais longos ciclos democráticos de nossa história que, na verdade, sempre foi repleta de interrupções na normalidade institucional".
— Nossa Constituição comemorou 30 anos em outubro, provando a vitalidade das nossas instituições — destacou o presidente.
Temer também destacou a necessidade de um país unificado. No entendimento do presidente da República, "a hora da divisão já passou".
— Agora somos um só país, uma só nação, um só Brasil. Por isso, celebramos nossa República e o nosso povo. Povo que dá vida e movimento à nossa democracia. Viva a República! Viva o Brasil.
O pronunciamento de Temer foi ao ar por volta das 20h30min (horário de Brasília) e durou 3 minutos e 55 segundos.